terça-feira, 2 de julho de 2013

Ser corajosos na fraqueza

É tão difícil cortar com uma situação pecaminosa. É difícil! Mesmo numa tentação, é difícil!
Mas a voz de Deus diz-nos esta palavra: "Foge! Tu não podes lutar, porque o fogo, o enxofre, hão-de matar-te. Foge!"
 
Santa Teresinha do Menino Jesus ensinou-nos que, às vezes, nalgumas tentações,
a única solução é fugir e não ter vergonha de fugir, reconhecer que somos fracos e temos de fugir.

E o nosso povo em sua sabedoria simples, diz um pouco ironicamente: 'soldado que foge, serve para outra guerra'.

Fugir para avançar na estrada de Jesus. 
 
Ante o pecado, fugir sem nostalgia. A curiosidade não ajuda, faz mal!
"Mas, neste mundo tão pecador, como se faz? Como será este pecado?
Gostava de saber... ".
Não, deixa! A curiosidade vai te fazer mal!

Fugir e não olhar para trás! Nós somos fracos, todos, e devemos defender-nos.

A terceira situação é na barca: é o medo. Quando se dá uma grande agitação no mar, a barca é coberta pelas ondas. "Salva-nos, Senhor, estamos perdidos!" Dizem eles.
Medo! Também isso é uma tentação do diabo: ter medo de avançar na estrada do Senhor.
 
Olhar para o Senhor, contemplar o Senhor. Isso dá-nos este deslumbramento,
tão belo, de um novo encontro com o Senhor. 'Senhor, eu tenho esta tentação:
quero ficar nesta situação de pecado; Senhor, eu tenho a curiosidade de conhecer
como é que são estas coisas; Senhor, eu tenho medo.' 

E eles olharam para o Senhor: 'Salva-nos, Senhor, estamos perdidos'
E veio o deslumbramento de um novo encontro com Jesus.
 
Não somos ingénuos nem cristãos tíbios, somos valentes, corajosos.
Somos fracos, mas temos de ser corajosos na nossa fraqueza.
E a nossa coragem, muitas vezes deve manifestar-se numa fuga sem olhar para trás, para não cair na má nostalgia. Não ter medo. "

Papa Francisco
2-7-2013

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo do blogue