segunda-feira, 28 de maio de 2012

Espírito Santo, o santificador


Para receber o Espírito Santo, 1º há que passar pela Cruz, na presença e com a mediação de Maria.

O Espírito Santo é sempre o resultado de uma luta contra a carne.

Como diz S.Paulo na carta aos Gálatas (5, 16-25)
"Porque a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito, o que é contrário à carne; são, de facto, realidades que estão em conflito uma com a outra, de tal modo que aquilo que quereis, não o fazeis.
Ora, se sois conduzidos pelo Espírito, não estais sob o domínio da Lei.
Mas as obras da carne estão à vista. São estas: fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúme, fúrias, ambições, discórdias, partidarismos, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já preveni: os que praticarem tais coisas não herdarão o Reino de Deus".
Além da Cruz, com Maria, o espírito Santo enche-nos do Amor de Deus:
"Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio. Contra tais coisas não há lei.
Mas os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e desejos"
S. Paulo aos Gálatas. Idem.

Por isso, diz a oração litúrgica, Ure Igni Sancti Spiritus renes nosostros et cor nostrum, Domine, isto é, purificai, Senhor, com o fogo do Espírito Santo as nossa entranhas (rins) e o nosso coração

terça-feira, 22 de maio de 2012

O tesouro da Santa Missa


Tornar heróico o quotidiano

"Era necessário que o heróico se tornasse quotidiano e que o quotidiano se tornasse heróico"
Papa Beato João Paulo II, Março 1980

Há que materializar a vida espiritual e espiritualizar a vida material

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A tarefa dos leigos na "cristificação" do mundo


"(...) além de evangelizadores, os leigos são também adoradores, consagrando o mundo a Deus.
São profetas e sacerdotes com Cristo, assim os define o Concílio, ou seja, continuadores do testemunho e do serviço de Cristo para glorificação de Deus e salvação dos homens.
Reconhecendo como "própria e peculiar dos leigos a característica secular", o Concílio atribui-lhes a especial vocação de "procurar o reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus", a fim de concorrerem para a "santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento, e deste modo manifestar Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação da sua fé, esperança e caridade. Portanto a eles compete especialmente iluminar e ordenar de tal modo as realidades temporais, a que estão estreitamente ligados, que elas sejam sempre feitas segundo Cristo e progridam e glorifiquem o Criador e Redentor".
Aos leigos, a Igreja atribui pois a sublime missão da cristificação do mundo, respeitando a autonomia das próprias realidades temporais".
Prof. Braga da Cruz
Universidade Católica Portuguesa

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A caridade cristã radica na filiação divina

"Porque Deus pai ama cada um dos Seus filhos com o mesmo e exclusivo amor, como se o Seu afecto fosse todo para ele, devemos também tratar-nos uns aos outros de uma forma totalmente nova, isto é, cheios de paz, atenção e amor, para que cada um possa ser a maravilha entusiasmante que realmente é para Deus "
Youcat ponto 517

domingo, 13 de maio de 2012

Mane nobiscum, Domine !

"Ao terminarmos a nossa oração, dizemos com os discípulos de Emáus:
Mane nobiscum, Domine, quoniam advesperascit, isto é, "Fica connosco, Senhor, porque quanto Tu não estás presente, faz-se noite para nós.
Tudo é escuridão quanto Tu não estás"

In Francisco Fernández Carvajal. Quadrante Falar com Deus. Tomo 2. Pág. 180

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Para sempre, para sempre, para sempre

Certas jaculatórias podem-nos ajudar, em particular, em momentos de tentação ou em que nos esteja a custar mais o cumprimento do dever quotidiano, no trabalho, em favor do próximo ou do próprio Deus.

A este propósito, ensina-nos Santa Teresa:
"Acontecia estar muitos momentos trtando disto e gostávamos de dizer muitas vezes «Para sempre, para sempre, para sempre!»
Pronunciando-o dirante muito tempo, foi o Senhor servido que me ficasse impresso na nossa infância o caminho da verdade"
In Santa Teresa, Vida 1, 4.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Rezar por mim e pelos outros




"O Rosário é a minha oração predilecta.
(...) o nosso coração pode incluir nestas dezenas do Rosário todos os factos que formam a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade, acontecimentos pessoais e do próximo e de modo particular, daqueles que nos são mais familiares e que mais estimamos.
Assim, a simples oração do Rosário marca o ritmo da vida humana"
Beato Papa João Paulo II 29.10.1978

E não nos deixeis cair em tentação

"Porque corremos a cada dia e a cada momento o risco de negarmos Deus e de pecarmos, pedimos a Deus que não nos deixe indefesos na violência da tentação.
O próprio Jesus, que foi tentado, sabe que somos pessoas fracas, que não conseguem resistir ao mal pelas próprias forças.
Ele apresenta-nos, então, o pedido do Pai Nosso que nos ensina a confiar no auxílio de Deus na hora da provação"
YouCat ponto 525

O mandato apostólico que Cristo nos confiou

"Mas importa que o Evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações"

E, sobre o modo de fazer apostolado:

"Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis, mas o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo"

S. Marcos 13, 10-11.

O perseverar até ao fim, será salvo

Eis o que Deus promete a quem o segue verdadeiramente, que:

- "sereis odiados por todos por amor do meu nome".

- "quem perseverar até ao fim, esse será salvo".

S.Marcos, capitulo 13, versículo 13.

domingo, 6 de maio de 2012

A tentação é um sinal do conforto do que se lhe seguirá

"Nenhum Santo foi alguma vez repleto de paixão ou tão iluminado, sem que, mais cedo ou mais tarde, fosse sujeito à tentação. (...)Pelo que a tentação é como um sinal do conforto que se lhe seguirá, caso a vençamos. E o conforto do Céu foi prometido aos que foram tentados pela tentação pois assim foi escrito "Àquele que vencer, eu dar-lhe-eí o direito a comer da árvore da vida" In Thomas de Kempis Imitação de Cristo ponto 48, Livro 1, capítulo 9

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ir às romarias de Maio com fé

Há que acudir às romarias de Maio, "expondo a Deus as nossas necessidade com fé e absoluta confiança, plenamente persuadidos de que nos escuta sempre, que está disposto a conceder-nos todas as coisas boasa que lhe peçamos" D.Javier Echevarria. Bispo. Carta Pastoral de Maio de 1995

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jesus, José e Maria sede a minha companhia

"Jesus, José e Maria sede a minha companhia"

Etiquetas

Arquivo do blogue