domingo, 24 de abril de 2011

Aridez espiritual

Os momentos de aridez espiritual são permitidos por Deus para que a nossa fé, a nossa piedade e o nosso amor a Deus entrem numa nova fase, uma fase de maior verdade e de maturidade e consolidação espiritual.
Tal como, na subida ao monte Carmelo, se se começa a sentir o peso da Cruz, é bom sinal, é sinal que a subida que o grau de inclinação está maior e que se está a subir cada vez mais.



A aridez robustece, purifica e humilha a alma, tornando-a mais próxima de Deus, tal como Jesus no Horto das Oliveiras, sem sentimentos nem consolações humanas.


Nós e a mera vontade de cumprir a vontade de Deus, ainda que a contrapelo.




É a hora de saborear o cálice que Cristo provou:


- Podem beber o cálice que eu bebo ?


- Sim, Possumus, podemos.


Não deve o discipulo ser mais do que o mestre.

É a altura de dizer a Deus "Não importam as consolações e a satisfação da Tua presença, basta-me tão somente a consciência dessa presença, sem mais" .


Que não possam dizer de nós o que disseram de alguém: "Não tinham senão sentimento e quando este desaparece, nada mais, de facto, lhes fica"

São momentos para recitar, reflectir e rezar o Salmo 31 e pedir a Deus para "querer querer"


São momentos em que se faz uma oração da vontade, em que não se obtém nenhum afectou ou qualquer satisfação sensitiva dessa oração, mas na qual honramos a Deus, santificamo-nos mais e agradamos a Deus.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo do blogue