sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A virtude da mansidão

Existe sempre alguém perto de nós que as vezes nos irrita, existe muitas vezes perto de nós alguém que tenta nos tirar do sério e muitas vezes tenta nos obrigar a tomarmos atitudes que não fazem parte de nossa natureza. Saber viver bem é saber também lidar com estas pessoas, evitando que elas nos dominem com toda sua negatividade.
Do ponto de vista espiritual, a atitude mais correta em relação a essas pessoas é perdoá-las, exercendo paciência e misericórdia.Uma pessoa emocionalmente ajustada, amadurecida é também aquela que aprende a conviver com o inesperado, com as circunstâncias diante das quais nós não temos nenhum tipo de controle. Por isso mesmo, é que presenciamos a violência muitas vezes no trânsito, no trabalho, na família.

A falta de mansidão, a falta de domínio próprio, a falta de controle, leva muitas pessoas a agirem de forma violenta. Mansidão quer dizer ser tranqüilo, não-passivo, mas ter auto-controle.
Por isso a Bíblia é muito clara “os mansos herdarão a terra”. Isso quer dizer, viverão mais e sofrerão menos, terão menos motivos para a ansiedade e por conseguinte serão menos agressivos e menos violentos.
Os mansos aprendem a ver a vida, as coisas, as pessoas com mais praticidade, sob uma ótica diferente, por isso até a sua maneira de falar passa a ser também diferente, com brandura e mel ao invés de violência e fel.
Nossas palavras são sementes que estamos plantando dia após dia, por isso a Bíblia diz:

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1).

(...)
Sem mansidão não há piedade, sem piedade não há paciência, e sem paciência não há salvação.Da mansidão vem a simpatia, da mansidão vem a bondade, da mansidão vem o cumprimento do amor ao próximo. O Homem prudente é sempre manso de coração, persuade a seu semelhante sem se exaltar, previne os males sem se apaixonar, extingue as lutas com doçura e grava na alma as verdades que soube estudar e compreender

Portanto, manso é aquele capaz de perder uma discussão sem se exasperar. Manso é aquele capaz de discutir um assunto sem perder a calma. Manso é aquele capaz de ser livre de vingança mesmo diante da provocação. Manso é aquele que prefere errar perdoando ao invés de acertar odiando.
(...)
Para facilitar a compreensão podemos dizer que uma pessoa mansa é aquela que coloca a inteligência nas suas emoções.
(...)
Cultive a longanimidade, ou seja, a longa paciência, saiba esperar sem se estressar, ore sobre este assunto. É na presença de Deus que nossas fraquezas desaparecem. Aprenda com as pessoas que são mansas, serenas e controladas emocionalmente. Se esforce para que Deus seja glorificado em suas atitudes e em seu comportamento.


Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo do blogue