sexta-feira, 20 de abril de 2012

A importância da virtude da vigilância

A virtude da prudência é importante porque nos ajuda a escolher, em cada momento, qual o comportamento e atitude mais correctos em face das circunstâncias concretas em que nos encontramos.

Mas a virtude da vigilância é quase tão importante ou até mais do que a da prudência.

A vigilância ajuda-nos a estar atentos a todo o possível mal que nos possa assolar. Não só o mal que vem de fora, do mundo ou do próprio demónio, mas também o mal que está dentro de nós alojado na nossa carne caída.

E mesmo quando haja festa e júbilo por algo de positivo, haverá sempre que montar guarda e vigilância, tal como as virgens prudentes.

Pela negativa, vigilância para evitar o pecado e para vencer as tentações que nos possam vir, mas também, pela positiva, vigilância para estar atentos aos outros, ao que de bom lhes podemos fazer, através de pormenores de serviço, de antecipação na fraternidade.

Por isso Jesus nos diz, no Horto das Oliveiras, estaí atentos, orai e vigiai para não caírdes em tentação.

Por fim, a virtude da vigilância pressupõe também o exercício da virtude da humidade pois só está vigilante quem se sabe vulnerável, frágil e incapaz.

Diz Jesus Cristo, em S. Marcos, capítulo 13, 33 a 37:
"Olhai e vigiai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos e a cada um a sua obra e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.
Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
E as coisas que vos digo, digo-os a todos: Vigiai"

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo do blogue