No antigo testamento, o sábado era um preceito que servia de sinal da aliança de Deus com os Homens.
Nesse dia, o descanso e a oração e a estadia em casa com a família, relembrava Deus e associava os Judeus a Deus, fazendo-os participar de algo que Deus também fez ao 7º dia da criação, descansou.
Com o novo testamento, Cristo assumiu-se como o novo sinal da aliança de Deus com os Homens e a sua morte e ressurreição, celebrada na Eucaristia, substituíu o sábado como expressão da nossa ligação a Deus.
Com o preceito dominical, o homem participa não de algo que Deus fez ("descansou"), mas de algo que Deus é ("na pessoa de Jesus Cristo").
Assim, se os Judeus cuidam do sábado de forma escrupulosa porque acreditam que ao fazê-lo imitam a Deus e daí isso ser uma forma de estar mais próximo dele e de participar na sua acção, mais devemos nós, os católicos, cuidar do Domingo de forma ainda mais escrupulosa porque acreditamos que ao ir à Eucarístia podemos participar da própria natureza de Deus na pessoa de Jesus Cristo Sacramentado na Sagrada Hóstia consagrada.
A este propósito, vale a pena reler a carta apostólica "Dies Domini"
O mundo tem uma parte visível que tem a ver com a nossa vida exterior e outra interior, os nossos pensamentos, a nossa relação interior com o outro mas também com o que não vemos. Este blog pretende ser um armazém de pensamentos e considerações de natureza católica sobre aquilo que não se vê, mas pode-se ver, se quisermos
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
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