sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O jejum no advento

Até ao Concilio Vaticano II a Igreja recomendava jejum e abstinência para a véspera da véspera de Natal. O contraste com os dias de hoje é brutal. Qualquer bom Cristão esta semana já teve meia duzia de almoços ou jantares de Natal, trocou presentes, enviou e recebeu sms, mensagens de facebook, para além dos incontáveis mails.

Seria bom conseguir contrariar as distrações e procurar viver pelo menos um dia do Advento sem a pressão do imediato, sabendo que o jejum não é um fim em si mesmo, mas o sinal exterior de uma realidade interior que está no nosso compromisso em procurar viver o Evangelho. Advento que como nos recorda o P.Tolentino, é tempo de procura, de inconformismo, até de imaginação para que o amor, o bem, a beleza possam ser realidades e não apenas desejos para escrever num cartão.

O Papa ensina-nos que «Privar-se do alimento material que nutre o corpo facilita uma disposição interior a escutar Cristo e a nutrir-se de sua palavra de salvação» e assegura que com esta prática, junto com a da oração, nós «lhe permitimos que venha saciar a fome mais profunda que experimentamos no íntimo de nosso coração».

Por outro lado o tem ainda um significado social pois ajuda-nos a tomar consciência da situação na qual vivem muitos de nossos irmãos».

Pedro Pestana Bastos

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo do blogue