sábado, 14 de setembro de 2013

A cruz sinal do Amor de Deus

No mistério da Cruz - disse o Papa em sua homilia – encontramos a história do homem e a história de Deus, sintetizadas pelos Pais da Igreja, na comparação entre a árvore do conhecimento do bem e do mal, no Paraíso, e a árvore da Cruz:
“Aquela árvore tinha feito tanto mal, e esta árvore nos leva à salvação, à saúde. Perdoa aquele mal. Este é o caminho da história humana: um caminho para encontrar Jesus Cristo Redentor, que dá a sua vida por amor. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
Esta árvore da Cruz nos salva, todos nós, das consequências daquela outra árvore, onde teve início a auto-suficiência, o orgulho, a soberba de querer conhecer, - nós -, tudo, de acordo com a nossa mentalidade, de acordo com os nossos critérios, também segundo a presunção de ser e de se tornar os únicos juízes do mundo. Esta é a história do homem: de uma árvore a outra árvore"

Papa Francisco 14-IX-2013
Festa da Exaltação da Santa Cruz

Comentário:
Na história dos vinhateiros homicidas, a proposta racional que é dada no final, passa pela entregue daqueles aos soldados a fim de serem mortos pelo mal que fizeram.
Mas na economia da salvação, Deus aproveita o assassinato do seu próprio Filho para salvar os vinhateiros homicidas quando eles ainda eram homicidas e quando eles ainda se orgulhavam do mal que fizeram.
Esta é a dimensão clamorosa e escandalosa do Amor que Deus tem por nós !

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo do blogue